O que é Ortodontia?
É a especialidade da odontologia que tem por objetivo diagnosticar, prevenir e tratar problemas relacionados ao mau posicionamento dos dentes (má-oclusão) e demais estruturas dentofaciais. Usualmente você escolhe um ortodontista pois sua especialidade é corrigir “dentes fora do lugar”. Normalmente estas correções são desejadas, proporcionando um sorriso mais atrativo além de solicionar problemas como estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça,
síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.
É comum os pacientes nos procurarem para resolvermos problemas estéticos porém, é dever do ortodontista esclarecer que em conjunto com os benefícios estéticos um dos objetivos mais importantes que almejamos é proporcionar uma mordida (oclusão) adequada (relação dos dentes superiores com os inferiores), visando uma mastigação alimentar eficiente, pois devemos nos lembrar que a digestão dos alimentos ingeridos começa na boca. Outro beneficio muito importante é que dentes alinhados permitem uma escovação mais facilitada. Dentes apinhados (desalinhados), facilitam o acúmulo de alimentos.
O que é um Especialista em Ortodontia?
É o profissional que, além de ser graduado como cirurgião–dentista, cursou pós-graduação em ortodontia .
O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados?
Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries e de doença periodontal (na gengiva e osso), devido a dificuldade de higienizar estas áreas. Dentes protruídos (dentes para frente) são mais susceptíveis a traumas e fraturas. Dentes desalinhados e mal posicionados dificultam a higienização, favorecendo a inflamação gengival, o aparecimento de cáries e perda de dentes. O tratamento ortodôntico previne esses problemas, melhora a estética facial, a beleza do sorriso, a mastigação e até a fonação.
O especialista e somente este, tem qualificação para fazer um diagnóstico preciso e fundamentado, promovendo saúde oral e um tratamento ortodôntico seguro e eficaz.Um especialista tem pós-graduação em uma entidade qualificada, além da experiência necessária e atualização constante para proporcionar com segurança procedimentos clínicos nos clientes.
O que é um Especialista em Ortodontia?
Em que idade se deve procurar o Especialista em Ortodontia (Ortodontista)?
A época ideal para consultar o ortodontista é quando inicia a troca dos dentes de leite pelos permanentes. Feito o diagnostico, o especialista determinará se existe necessidade de tratamento, o qual poderá ser feito já nesta idade ou mais tardiamente, dependendo do tipo de problema.
Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?
É difícil definir o tempo exato de um tratamento, pois este depende de vários fatores, como idade, tipo de má-oclusão, colaboração do paciente e resposta biológicas individuais. De qualquer forma, é possível fazer-se uma previsão média após ter sido diagnosticado o problema.
E o tratamento em adultos?
Desde que haja boa saúde, boa condição gengival e suporte ósseo adequado, o tratamento ortodôntico pode ser realizado em qualquer idade.
Por que tratar os dentes com um Especialista Ortodontista?
O especialista e somente este, tem qualificação para fazer um diagnóstico preciso e fundamentado, promovendo saúde oral e um tratamento ortodôntico seguro e eficaz.
Um especialista tem pós-graduação em uma entidade qualificada, além da experiência necessária e atualização constante para proporcionar com segurança procedimentos clínicos nos clientes.
Ortodontia Miofuncional
Você sabia que muitas pessoas apresentam distúrbios respiratórios do sono e não são tratadas porque não são diagnósticadas? Essas pessoas tem a qualidade de vida comprometida por esses fatores.
A boca faz parte do corpo como qualquer outro órgão e está relacionada à estruturas vizinhas que podem influenciar o seu crescimento e desenvolvimento.
A estrutura mais relacionada à boca é o nariz.E a função que mais afeta a boca e sua funcionalidade é a respiração.
Respirar pela boca pode atresiar arcadas (estreitar arcadas).
Através de uma avaliação ortodôntica minuciosa conseguimos diagnosticar precocemente e tratar problemas miofuncionais, restabelecendo o crescimento correto das arcadas e obtenção de uma boa oclusão, melhorando a qualidade de vida da criança .
A odontologia Miofuncional tem foco na função vital, que é a
respiração, porque respirar adequadamente é essencial para a
saúde.
E muitos problemas que se manifestam na boca (e no corpo) são
apenas sinais que a respiração está deficiente.
Alinhador MYOBRACE
Quer saber sobre alguns tipos de aparelhos ?
Aparelho Fixo Ligado
Este é o tipo mais comum de aparelho consiste em braquetes colados aos dentes , fios e em alguns casos bandas (que são anéis cimentados ao redor dos dentes posteriores ,molares. As bandas são cimentadas em volta de vários dentes ou em alguns dentes posteriores , e utilizadas como" âncoras" para o aparelho, enquanto que os braquetes são colados nos dente. Os fios em forma de arco passam através dos braquetes e são ligados às bandas e tubos (molares) por meio das borrachinhas em cada dente.Estas podem ser coloridas ou da cor do aparelho .
Os aparelhos fixos são geralmente ajustados à cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos. Atualmente eles são menores, mais leves e exibem bem menos metal que no passado.
Os aparelhos fixos podem ser metálicos ou estéticos (de porcelana ,safira ou policarbonato).
Alinhadores Dentais Transparentes (INVISALIGN)
As alinhadores dentais transparentes, também conhecidos como aparelhos ortodônticos invisíveis, são uma espécie de placas ou moldeiras removíveis feitas de material transparente que cobre os dentes. Na maioria dos casos há necessidade do profissional fazer attachments (são pontos de apoio adicionais usados para aumentar a retenção dos alinhadores e direcionar os movimentos ortodônticos).
São confortáveis estéticos e livres de metais e fios, de fácil higienização.
Para que o ortodontista chegue à conclusão de quantos alinhadores precisará para resolver uma má oclusão, um problema estético e/ou funcional, é necessário estudo aprofundado dos exames. Será solicitada uma documentação ortodôntica específica, que além de radiografias ,fotografias intra e extra orais, requer que escaneamento intra oral das arcadas dentárias seja feito para um bom diagnóstico e planejamento de um tratamento eficaz. Através deste estudo, o ortodontista terá uma previsão de tempo de tratamento, saberá quantos alinhadores serão necessários para resolução da má oclusão, conduzindo de forma precisa e previsível o tratamento ortodôntico.
Aparelho para o ronco
Você ou seu companheiro(a) ronca ?
Você sabia que o ronco é produzido pela vibração do palato mole e/ou dos tecidos buco-faringeos durante a passagem do ar?
O ronco é um problema social ,que pode prejudicar uma relação e pode ser sinal de doença potencialmente fatal :apneia e hipopneia .
Pessoas que roncam relatam normalmente noites mal dormidas ,tendo sonolências diurnas ,apresentando cansaço durante o dia.
Quando um cliente nos procura apresentando sinais e sintomas de ronco e apneia,fazemos avaliação detalhada,solicitamos uma polissonografia (que é um exame do sono e de suas variáveis fisiológicas ).
Ao avaliar resultado da polissonografia verificamos se está indicado o tratamento com aparelho dispositivo intra oral ou se é caso para uso do cipap .
Dormir bem é essencial para qualidade de vida!
Aparelhos ortopedicos funcionais
A ortopedia funcional (OFM) é uma especialidade da odontologia responsável por tratar alterações e desequilibrios musculares ,ósseos e de funcionamento dos maxilares.
Através da ortopedia funcional dos maxilares conseguimos corrigir problemas de desequilibrio de crescimento entre as arcadas(maxilar e mandibula) em relação à base do cranio.
A época ideal para utilização deste recurso de tratamento é em época de crescimento e desenvolvimento ósseo .Não sendo possível este tratamento em adultos.
Aparelhos fixos autoligados
Com tecnologia de ponta ,o aparelho fixo autoligado é composto por braquetes ,fios ortodônticos ,porém sem as famosas borrachinhas ao redor de cada braquete.
Por não ter a borrachinha ,o fio exerce menos atrito no slot do braquete ,facilitando a movimentação dentária ,diminuindo o tempo de tratamento .
Este pode ser metálico ou estético.
Aparelho de Contenção
Você sabia que quase 1/3 das pessoas que já usaram aparelho tiveram que colocar aparelho novamente para consertar os dentes que entortaram ou se espaçam?
E que isso ocorreu porque elas NÃO usaram contenção (aparelho móvel na arcada superior e inferior fio fixo por trás dos dentes anteriores inferiores)conforme recomenda o pelo ortodontista?
Mas. qual a importância dessa fase de contenção?
Os dispositivos de contenção são aparelhos utilizados para segurar os dentes na posição final alcançada por um período mínimo para que os dentes não retornem à posição original (o que é chamado de recidiva).
Maior tenha sido a movimentação durante o tratamento ,maior será a chance de recidiva.
Dessa maneira,as contenções serão dispositivos que permitirão que os dentes se acomodem em sua nova posição no osso de suporte de uma maneira natural e saudável. Portanto ,é muito importante que você utilize –os corretamente o tempo que seu ortodontista achar necessário.
Hoje em dia, podemos citar como objetivos do tratamento ortodôntico :saúde, estética, função e estabilidade! Não basta ser bonito se não for duradouro.
- E não esqueça : a NÃO utilização adequada dos dispositivos de contenção poderá prejudicar a estabilidade do tratamento efetuado .
Mantenedor de espaço Fixo
Se o dente de leite é perdido precocemente, um protetor de espaço é utilizado para manter este espaço aberto até que o dente permanente nasça. Uma banda é cimentada ao dente próximo ao espaço vazio e um fio é estendido até o dente do outro lado do espaço.
QUANDO PRECISO USAR APARELHO?
Diastema
Falhas, ou espaços, entre os dentes ."Dentes separados".
É com frequência mais observado entre os dentes anteriores .Mas pode ocorrer nos dentes posteriores também , por haver uma discrepância entre o tamanho das arcadas dentarias e o tamanho dos dentes .
Muitas vezes os diastemas estão relacionados à alteração de função oral , como por exemplo :a interposição lingual na fala de alguns fonemas ,como o (T,D,N) e à deglutição atípica (interpondo a língua entre os dentes ).
Sobremordida
Também conhecida como mordida profunda ,é um dos tipos de má oclusão muito frequente e ocorre quando os dentes anteriores da arcada superior cobrem totalmente ou de maneira exagerada os dentes anteriores inferiores,impedindo que estes sejam vistos .O normal é que os dentes anteriores superiores cubram até um terço dos dentes anteriores inferiores .
Quem pensa que a mordida profunda é somente um problema estético esta enganado.
Se nao for tratada pode causar sérios danos aos dentes ,à musculatura e às articulações.
Mordida Cruzada Anterior
De uma forma bem simplificada ,é uma mordida onde há um desalinhamento entre a maxila e a mandíbula .Os dentes anteriores inferiores mordem à frente dos dentes anteriores inferiores
Mordida Aberta
Espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
Mordida Cruzada
Ocorre quando os dentes superiores em oclusão ,mordem por dentro dos dentes inferiores .O certo quando em oclusão é os dentes superiores ocluirem por fora dos dentes inferiores .Como se fosse em uma relação tampa /caixa,a maxila fosse "a tampa"e mandibula fosse a "caixa".
Desvio de Linha Mediana
Ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
Apinhamento
Ocorre quando os dentes estão desalinhados na arcada dentária.Dando aspecto de "dentes tortos".